28.03.2014
Olhar de dentro para fora e de fora para dentro
Share

O ato de se autorretratar vai muito além dos selfies, febre entre pessoas do mundo todo. A premissa do autorretrato é, sobretudo, a autorrepresentação. Uma pessoa pode se sentir representada de várias maneiras diferentes, por vários aspectos, de vários ângulos, através de objetos, lugares, pessoas, etc. Um autorretrato é mais do que simplesmente fazer uma foto de sí mesmo. Na semana passada, a turma da oficina de pinhole teve seus primeiros contatos com a prática do autorretrato. Sugerimos aos alunos que produzissem imagens de si mesmos e de outras coisas ou lugares que os representassem.

 

Jonas, o monitor, complementou a explicação sobre autorretrato apresentando aos alunos um pouco da vida e obra do célebre artista Van Gogh. Assim que Jonas explicou para a galera o que era esquizofrenia, doença que afligia Van Gogh, e brincou que o pintor holandês pintava para "relaxar", o aluno Luiz imediatamente comparou o artista com um senhor que freqüenta o bar perto de sua casa. “No bar do meu vizinho, o cara pra relaxar toma uma 51, frita um ovo pra comer e depois vai dormir”. 

 

Aproveitamos para mostrar outros exemplos de pintores que fizeram seus autorretratos e para instigar os alunos sobre a diferença entre “como cada um se vê” e “como as pessoas nos enxergam”.