17.04.2014
Dante Gastaldoni e a história da fotografia
Share


Foi inspiradora a visita recente que o fotógrafo Dante Gastaldoni fez ao nosso projeto. Dante, que é professor da Universidade Federal Fluminense, e coordenador acadêmico da Escola de Fotógrafos Populares, do Programa Imagens do Povo, apresentou-nos um panorama sobre a história da fotografia; do daguerreótipo aos celulares, destacando nomes importantes, marcos históricos e os avanços tecnológicos da técnica fotográfica.

 

Dante nos falou dos três momentos cruciais para o desenvolvimento da fotografia como conhecemos hoje. O primeiro em 1839 com a invenção do daguerriótipo e a socialização do retrato, que antes era pintado e somente acessível a pessoas muito ricas. O segundo, em 1888, com a criação da camera Kodak, muito leve e fácil de manusear, invento que democratizou o fazer fotográfico. Agora todos podiam ser fotógrafos. O slogan da camera ficou famoso: “Você aperta o botão e nós fazemos o resto”; e, por último, o surgimento da fotografia digital e facilitação do compartilhamento das imagens, através dos avanços tecnológicos.

 

Para concluir, Dante terminou sua aula com a canção "Metáfora", de Gilberto Gil: "Na lata do poeta tudo nada cabe /Pois ao poeta cabe fazer /Com que na lata venha caber / O incabível", dialogando com o nome do projeto e com a meta de cada um de nós de tentar fazer com que em nossas latas possa caber o incabível.