07.03.2012
Encontro com Pedro Vasquez
Share

No início do mês nossa turma recebeu a visita do fotógrafo e escritor Pedro Vasquez. Com muita disposição e simpatia, ele compartilhou conosco seus mais de 30 anos dedicados à fotografia e principalmente o trabalho realizado por ele a partir da obra de Machado de Assis. No final dos anos 1980, Pedro fotografou diversos locais do Rio de Janeiro citados na obra do escritor, para produzir uma série de fotos para a inauguração do CCBB na cidade.

 

Durante uma tarde inteira de conversa, Pedro nos mostrou algumas de suas fotografias e falou sobre o seu processo de criação na transposição do universo de Machado de Assis para os dias atuais. Ao percorrer lugares que fizeram parte da obra e da vida do escritor, como a Rua do Ouvidor, a Praça da República e o Passeio Público, ele encontrou uma cidade reconfigurada. Diante do desafio de criar uma ponte entre Machado de Assis e esses novos espaços, Pedro deu preferência aos lugares da cidade que ainda apresentavam elementos da época do escritor e que remetiam às questões exploradas por Machado.

 

A conversa com Pedro despertou o interesse dos alunos, que após o encontro só falavam sobre a tentativa de encontrar no Rio de Janeiro de hoje as mesmas fontes de inspiração que existiam no Rio de Janeiro de Machado. E junto com Pedro ainda tiveram a oportunidade de perceber um pouco mais o senso de humor machadiano.