08.04.2012
Uma história em cinco fotos ou 360º x 4
Share

"Com qualquer tipo de câmera nas mãos é possível contar uma história". O fotógrafo Mário Grisolli deu início à apresentação do seu trabalho desafiando os alunos a buscarem pelas ruas cinco imagens para contar uma história. Nossa turma saiu animada para fotografar nos espaços do seu cotidiano. Encontraram e contaram várias histórias. Acompanhamos, por exemplo, a história de um pintinho, do ovo ao seu trágico fim no forno de uma padaria.

 

O exercício fez parte de uma tarde em que recebemos a visita da Fundação Eva Klabin, representada por Ruth Levy, que ao lado do fotógrafo Mário Grisolli tem visitado diferentes projetos sociais para apresentar o trabalho da Fundação. Mário se dedica à fotografia há muitos anos e, ao lado de seu assistente (o simpático Terra!), nos apresentou parte das suas experimentações tanto com a fotografia digital quanto com as câmeras analógicas.

 

O seu trabalho com os filmes nas analógicas despertou o interesse dos alunos. Mário nos contou sobre o seu trabalho com fotos panorâmicas e trouxe uma câmera adaptada com um mecanismo que permite que a própria câmera gire em torno de seu eixo enquanto fotografa. Não resistimos e fomos todos para a pracinha fazer um círculo ao redor da câmera para fazer uma foto! A camera deu quatro voltas completas sobre seu eixo. O resultado é uma imagem única, sem emendas, em um filme 120mm. Confira no vídeo acima!

 

Mário ainda nos mostrou outros trabalhos, como um ensaio em que acompanhava o dia a dia da sua cadela de estimação e um outro em que fotografou várias pessoas na praia e substituiu digitalmente os rostos das pessoas pelo seu próprio rosto. Cada uma dessas propostas conta uma história diferente. O maior aprendizado que resultou desse encontro foi a percepção de que é possível contar uma história complexa por meio de um único quadro ou cinco fotos se direcionarmos o nosso olhar e fizermos um recorte preciso.

 

Este encontro foi uma promoção da Fundação Eva Klabin, fruto da parceria com o Ponto de Cultura Rede de Arte & Cultura da Maré.