22.04.2012
"Eu Tomo Conta do Mundo"
Share

Algumas semanas atrás nossa turma recebeu a visita de Luis Brito (Gestor de Patrocínio da Petrobras) e Cíntia Kemeicik (Relações Públicas), que vieram acompanhar as atividades realizadas pelos alunos. Em outra ocasião, Luis já havia comentado ser um grande admirador da fotografia. Por isso não titubeou. Aproveitou a oportunidade para pegar uma lata emprestada e fazer sua própria foto pinhole.

 

Antes de sairmos para fotografar, fizemos a leitura da crônica “Eu tomo conta do mundo”, de Clarice Lispector, em que a autora enumera as coisas das quais ela toma conta, desde as árvores no Jardim Botânico ao cosmos infinito. “Tomar conta do mundo” foi comparado ao ato de observar com cuidado e de se importar com tudo que faz parte do mundo, assim como faz um escritor ou fotógrafo.

 

Depois fizemos um exercício de associação de ideias. Os alunos receberam palavras escritas em pedaços de cartolina (substantivos e adjetivos). Os substantivos haviam sido citados por eles numa atividade do dia anterior, quando eles enumeraram palavras que associavam à favela. Os alunos então formaram frases que contivessem um substantivo e um adjetivo que tivessem alguma relação entre si.

 

Ufa! Finalmente, todos saíram para fotografar tendo como inspiração as frases criadas durante o exercício.