26.06.2012
O menino do Livramento
Share

Iniciamos nossa aventura em busca do Rio de Janeiro de Machado de Assis com um passeio pelos Morros do Livramento e da Providência, onde o escritor nasceu e cresceu. Muitas coisas mudaram por lá desde o século XIX, mas os vestígios das construções antigas nos permitiram imaginar como teria sido o Rio antigamente.

 

Nossas andanças começaram bem cedo no domingo. Subimos a escadaria da Rua Alexandre Mackenzie, a famosa Rua do Costa citada no "Conto de Escola", que havíamos lido durante uma de nossas aulas. Seguimos pela direita e subimos a Ladeira do Livramento, onde resistem até hoje as ruínas de uma construção que supostamente fez parte da chácara onde Machado viveu.

 

Passamos o dia percorrendo as ruas, subindo as ladeiras e escadarias, em busca de indícios do Rio de Janeiro descrito na obra de Machado tais como a capela construída no século XIX, cujo pátio abriga os varais cheios de roupas de quem mora ali por perto. Além disso, encontramos personagens que poderiam ter caminhado por ali no passado, como um vendedor de vassouras com seu feixe de vassouras bem amarrado nas costas.

 

Saímos de lá com a sensação de que por mais forte que seja a ação do tempo sobre a paisagem, o que não muda é a complexidade das relações humanas descritas por Machado.