15.07.2012
Passeio Público
Share

Continuamos percorrendo vários pontos históricos da cidade a procura das imagens que vão compor nosso livro. Os passeios nos oferecem a oportunidade de relacionar a atmosfera de alguns contos de Machado de Assis lidos em sala de aula ao longo dos últimos meses com os diferentes espaços da cidade (a maioria desconhecida dos alunos).

 

Nossa primeira parada no centro da cidade foi o Passeio Público, que, embora seja hoje bem menor em extensão do que no século XIX, ainda conserva parte do projeto arquitetônico e paisagístico de 1783. Na época de Machado, o local era frequentado assiduamente pelas pessoas que desfilavam os elegantes chapéus, botas e trajes comprados na Rua do Ouvidor.

 

Aproveitamos também para visitar os Arcos da Lapa, antigo aqueduto e grande empreendimento arquitetônico do período colonial, construído em 1723. Há muitas construções antigas próximas dos Arcos, algumas muito bem conservadas, outras nem tanto. Em uma dessas casas encontramos várias famílias dividindo o mesmo espaço, o que nos remeteu para os ambientes internos descritos por Machado.