15.07.2012
O lago dos cisnes e o campo das cotias
Share

Ninguém imaginava que o Palácio do Itamaraty, a primeira sede do nosso governo, que hoje funciona como uma extensão do Ministério das Relações Exteriores, teria um jardim tão bonito. Os reflexos das palmeiras na superfície do lago, onde nadavam carpas e cisnes, cativaram a atenção de todos imediatamente, inspirando os alunos a posicionar suas câmeras pinhole.

 

Do Palácio partimos para o outro lado da Av. Presidente Vargas para visitar o Campo de Santana, também conhecido como Praça da República. O Campo de Santana, que durante o século XVIII era considerado o marco divisor entre a cidade do Rio de Janeiro e a zona rural, hoje é um parque cuja manutenção e policiamento são precários, e onde as pessoas costumam abandonar animais. Durante nossa visita, nos lembramos do início de “Conto de escola”, quando o narrador menciona o local:

 

“Hesitava entre o morro de S. Diogo e o campo de Sant’Ana, que não era então esse parque atual, construção de gentleman, mas um espaço rústico, mais ou menos infinito, alastrado de lavadeiras, capim e burros soltos.”