17.09.2012
Um arzinho nas ideias
Share

Às vezes é bom mudar de lugar porque o pensamento muda junto. Como há meses toda sexta-feira nos reunimos em torno da mesa para ler e redigir textos, além de trocar ideias sobre as imagens feitas pelos alunos, resolvemos fazer as coisas de um modo um pouco diferente. Em vez de trabalhar dentro da sala de aula, fomos para a Vila Olímpica, que fica pertinho da Redes. Procuramos um canto à sombra onde fazer uma roda no gramado. Ali mesmo, ao ar livre, começamos com um exercício de associação de palavras. Cada aluno dizia uma palavra em função daquela que a pessoa anterior havia dito. Depois fizemos o percurso inverso de várias rodadas seguidas e surpreendentemente todos lembravam a palavra anterior que havia suscitado a associação.

 

Também fizemos outros exercícios para aprimorar a capacidade narrativa. Os alunos sortearam papeizinhos onde havia escrito lugares da Maré (padaria, locadora de vídeo, sacolão, salão de beleza, ponto de van etc) e receberam indicações de possíveis personagens (adolescente com um tênis novo, menina com as unhas pintadas de preto, senhor com uma caneta bic no bolso, homem bêbado, e assim por diante). Criamos uma série de narrativas muito diferentes a partir de um mesmo conjunto de elementos, prestando atenção no encadeamento dos eventos e na coerência das ações dos personagens em função de suas motivações.

 

Coincidentemente nossas narrativas foram interrompidas por uma história que se desenrolou ali mesmo. Alguns adolescentes começaram a apostar corrida à cavalo. Um dos meninos, de pé em cima de uma charrete puxada por um cavalo afoito, foi o personagem mais original da tarde.