a equipe

 

Tatiana Altberg  [concepção e coordenação]

Tatiana é designer, fotógrafa e educadora. Graduou-se em Comunicação Visual (PUC-Rio) e pós graduou-se em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (Cândido Mendes). Responsável pela identidade visual da Bienal Internacional FotoRio de 2003 a 2010. Em 2005 publicou o livro Sí Por Cuba, pela CosacNaify. Em 2003, criou o projeto Mão na Lata para jovens da favela da Maré, que gerou o livro Mão na Lata e Berro D'água, ed. Nova Fronteira, lançado na FLIP em Paraty em 2006. Ministrou oficinas de fotografia no projeto Núcleos de Cultura nas Escolas, parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação do Estado do Rio de Janeiro em 2008 e 2010. Ministrou oficinas, no projeto Casinha Daros, da Casa Daros Latino America. Tem fotografias pertencentes à Coleção Joaquim Paiva, expostas em Nice, no Théâtre de la Photographie et de l’Image Charles Nègre. Teve fotografias de seu ensaio sobre Cuba ilustrando o cd Omara Portuondo e Maria Bethânia. Foi contemplada, em 2008, com a Bolsa Funarte de Estímulo à Criação Artística. Atualmente coordena as oficinas de fotografia pinhole no Observatório de Favelas e o projeto Mão na Lata na OSCIP Redes de Desenvolvimento da Maré.

 

Luiza Leite  [professora convidada de literatura]

Luiza é antropóloga e escritora, graduada em Comunicação Social (Puc-RJ) e mestre em Antropologia Social (PPGAS/Museu Nacional). Atualmente é doutoranda em Literatura Comparada (UERJ) e professora de antropologia cultural da Puc-RJ. Escreveu o roteiro do filme infantil “A Festa que Caiu do Céu”, premiado pelo edital Curta Criança (Minc/TVE, 2007), e foi diretora assistente dos documentários “Margem” (premiado pelo edital Rumos Itaú Cultural, 2006) e “Terras” (2010), de Maya Da-Rin, ambos filmados na Amazônia. Publicou o livro de poemas “Rasuras N’água” (Ed. Azougue, 2002) e os livros para crianças “A fada inflada” (Ed. Rabiola, 2007) e “Azulzim” (Ed. 7Letras, 2011).

 

Fagner França  [prof. assistente e responsável pelas imagens do blog]

Fagner França Professor assistente de fotografia em oficinas realizadas na REDES, Casa Daros, Projeto Núcleos de Cultura das Secretarias de Cultura e Educação do Estado do Rio de Janeiro, e Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Professor de fotografia pinhole no Observatório de Favelas. Como integrante do grupo Mão na Lata participou das seguintes exposições, publicações e oficinas: Mão na Lata e Berro Dágua, Castelinho do Flamengo, FotoRio 2007 e Centro Cultural da Prefeitura de Santa Cruz. Visualidades, FotoRio, Espaço Cultural CREA / Rio de Olhos Abertos - Espaço Correios / Além da Imagem: um panorama da fotografia contemporânea brasileira, curadoria Nessia Leonzini – OI FUTURO. Livro Mão na Lata e Berro Dágua (Ed. Nova Fronteira), lançado na FLIP, Paraty, com apresentação do documentário sobre a construção do livro e palestra no mesmo evento. Colaborações para Revista Global. Participação nas 3 edições do Encontro sobre inclusão visual do Rio de Janeiro, organizados pelo FotoRio. Participação como palestrante na Semana Epson/Fnac/FS, São Paulo, na mesa O Impacto Social da Fotografia. Oficinas -Fórum Internacional de Educação em Nova Iguaçu, durante a FLIP em Paraty, em projeto da Sec. de Cultura do Estado, para ténicos da Rede Globo. Ensaio fotográfico encomendado pelo Globo on line sobre a FLIP em 2006.

 

Wallace Ramos  [prof. assistente e responsável pelos textos do blog]

Aluno do curso de Cinema da PUC-Rio, bolsista do CNPQ com uma pesquisa sobre Literatura e Experiência Urbana, publicou artigo sobre a linguagem da escritora Clarice Lispector e trabalhou como redator para a internet. Produziu e co-dirigiu o curta "Cidade Partida" (2009), rodado na Maré e exibido em alguns festivais no Brasil e em Moçambique. Realizou alguns curtas para a internet e também produziu o documentário "Agoniza mas não morre" (2011), sobre os caminhos percorridos pelo samba nascido nos morros cariocas até sua apropriação pelas elites culturais. 

 

Raquel Tamaio [produção]

Raquel é produtora cultural e atriz. Estudou na Escola de Artes Dramáticas da USP, e fez parte do Grupo Casa Laboratório para as Artes do Teatro desenvonvendo programas de formação e criação na área teatral. Elaborou projetos de circulação e produção de espetáculos com os grupos Fábrica São Paulo e Cia. Livre. Foi assistente de produção do Espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, e atualmente faz assistência de produção para o grupo Teatro Xirê.