Em dezembro fizemos a abertura da exposição "Letras, Latinhas e Sonhos", e a confraternização final de nossas duas turmas no Centro de artes da Maré – CAM. A exposição é composta por fotografias, feitas pelas crianças que participaram da oficina de fotografia pinhole, a partir da leitura de livros infantis e a observação do dia a dia na Maré.

 

Foi um dia de encontros e diversão para os alunos das oficinas de pinhole, para o grupo Mão na Lata, para os nossos familiares, amigos e a comunidade. As crianças participaram das oficinas de câmera escura dada pelos integrantes do Mão na Lata e do Trevo, jogo coletivo idealizado por Tatiana Podlubny e Luiza Leite criadoras do selo independente Fada Inflada.

 

Para finalizar o dia de festa, exibimos os vídeos documentários  “Latinhas mágicas”, que mostra como foram as oficinas de pinhole para crianças, ministradas por Fagner França; e “Construindo CAIO”, que  documenta o processo de aprendizado e experiência do grupo de jovens do Mão na Lata, com a técnica de animação pixilation.

 

2014 está acabando, mas a exposição "Letras, Latinhas e Sonhos" continua lá no CAM até março de 2015!

 

SERVIÇO

Exposição Letras Latinhas e Sonhos

Período de visitação: 13 de dezembro a 15 de março de 2015

Dias e horários: segunda à sexta, das 9h às 20hs, sábado das 09hs às 13hs

Local: Centro de Artes da Maré – CAM

Endereço: Rua Bittencourt Sampaio, 181 – Nova Holanda (próximo à Avenida Brasil)

Informações: (21) 3105-7265

Entrada Franca

Na última semana das oficinas de fotografia fomos recebidos no estúdio da fotógrafa Nana Moraes para uma aula de iluminação com flash para retratos.

 

Nana falou sobre a importância da luz na fotografia e principalmente nos retratos. Explicou um pouco sobre as possibilidades de discursos a partir da luz e do enquadramento de cada foto. Depois disso ofereceu a cada um de nós um retrato, mas não sem antes perguntar como cada um gostaria que fosse a luz para sua foto.

 

Uns escolheram uma luz mais escura, com sombras marcadas, formando uma imagem mais enigmática, outros preferiram um luz mais suave, sem muitas sombras. Todos ficaram prosas com seus retratos feitos por Nana e antes de irmos embora fizemos uma divertida brincadeira em um retrato coletivo.

Está em cartaz no Ateliê da Imagem, na Urca, a mostra “Obscura” organizada por Ana Angelica e toda composta por trabalhos de fotografia artesanal. Dentre o time de feras que participam da exposição, como Miguel Chikaoka, Dirceu Maués, Paula Trope, entre outros, está o Mão na Lata com dois vídeos. Um é a história “O Portal Pinhole ou o Buraco Branco”criada pelos alunos Arthur Pedro Morais da Silva, Jonas Willami Ferreira e Victor Hugo Santiago, livremente inspirado no filme  “Viagem a Lua”, de Mèliès; e um outro vídeo que acompanha a construção da história feito por Tatiana Altberg,  Fagner França e Karen Akerman. O grupo Mão na Lata compareceu à inauguração, na sexta-feira, dia 1. Todo mundo ficou muito empolgado em conhecer uma das mais importantes instituições de ensino, produção e divulgação da fotografia contemporânea no Brasil. Os alunos foram apresentados às dependências do Ateliê e ficaram animadíssimos em conhecer o estúdio com teto retrátil do espaço. Para fechar o dia com chave de ouro, depois do evento ainda rolou um piquenique noturno, na deliciosa Praia Vermelha.

 

Serviço

 

Mostra Obscura traz trabalhos com uso de técnicas artesanais da fotografia

Ateliê da Imagem - Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Av. Pasteur, 453 Urca

21-2541.3314 / 21-2244.5660

http://www.ateliedaimagem.com.br/emCartaz.php

Este evento vai do dia 01/08/2014 ao dia 27/09/2014, mas apenas Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado

Horário: Segunda a sexta de 10h às 21h | Sab das 10h às 17h

Preço: Gratuito

Na última quinta-feira, dia 17, o Mão na Lata recebeu a visita do artista de São Paulo Mauro Restiffe. Atualmente com a exposição fotográfica São Paulo, fora de alcance no Instituto Moreira Salles, Mauro está incursionando pela Maré, produzindo um novo projeto fotográfico. Ele é um dos artistas convidados da mostra de arte contemporânea, Travessias 3, realizada pelo Observatório de Favelas, no Galpão Bela Maré.

 

Em bate-papo com a turma, Mauro falou sobre seu percurso profissional e sobre como começou a usar a fotografia como suporte de seus trabalhos. Dentre os projetos que mostrou aos alunos, estão o ensaio "Empossamento", sobre a posse do presidente Lula, em 2002; um ensaio intitulado "Obra", sobre a reforma do prédio do Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A turma conferiu também um ensaio chamado "Oscar", com imagens do velório do Niemeyer no Palácio do Planalto, em Brasilia.

 

Restiffe, a pedidos,  ainda mostrou seu equipamento fotográfico para a galera: uma inseparável Leica, com a qual produz a maioria dos seus trabalhos, sempre em película.

 

Já no fim do encontro, Mauro compartilhou com a turma uma prévia de um trabalho ainda em construção: uma seleção de parte do estudo que está fazendo na Maré para expor no Travessias. Ao mostrar essas imagens o entusiasmo foi geral. Os jovens fotógrafos do Mão na Lata ficaram empolgados em ver o lugar que tem sido o maior objeto de estudo para eles, registrado por outro fotógrafo, um olhar de fora, mas ao mesmo tempo próximo. As imagens revelam uma certa "doçura", que segundo Mauro é reflexo da forma como foi recebido pela comunidade. Agora estamos ansiosos para ver a exposição no IMS e curiosos para ver como resultará o ensaio sobre a Maré no Travessias.

21.03.2014
Estamos no MAR